Sunday, May 07, 2006

Guillemots - From The Cliffs

Free Image Hosting at www.ImageShack.us

Recentemente eu postei por aqui o primeiro single deste que é o primeiro LP lançado pelos britânicos do Guillemots, Trains To Brazil, que foi o carro chefe para o sucesso que eles vem tendo pela cena da música independente nos EUA e na Inglaterra. O álbum é essencialmente pop e segue a mesma linha irreverente e despreocupada da música de trabalho citada aqui anteriormente.

Influenciados pelo pop típico da terra da rainha, pelo jazz e até por alguns elementos de reggae e electropop, a banda conta com um guitarrista brasileiro: Mc Lord Magrão. O disco abre com "Sake", uma curta introdução com alguns versos e um leve piano, para depois explodir com a alegria e despretensiosidade de Trains To Brazil, que fala do atentado terrorista ao metrô de londres e tem esse nome devido a morte de um brasileiro no desastre (sugestão do guitarrista). Em seguida, Made Up Lovesong #43, a jóia do cd, mantém a irreverência com uma batida dançante, efeitos eletrônicos e uma belíssima letra que expressa toda a satisfação de amar alguém e saber ser amado igualmente em retorno. De repente com Over The Stairs, o ritmo cai drasticamente para um clima mais lounge, noir, com alguns arranjos interessantes meio jazz durante a canção. O único problema é que talvez ela seja extensa demais e acaba cansando um pouco.

Who Left The Lights Off, Baby? retoma o clima festa com uma mistura de sons infantis, eletrônicos e uma batida dançante suave. Em Cats Eyes são notadas outra vez as influências do jazz e um início calmo dotado de violinos, pianos e sons clássicos é interrompido por uma forte linha de baixo que guia grande parte do resto da melodia. Go Away é outro ponto alto do disco, com uma batida reggae e riffs de guitarra que lembram um som um tanto post-rock. Destaque mais uma vez pra linha de baixo e também para os vocais cativantes de Aristazabal Hawkes. My Chosen One fecha o disco suavemente sendo composta apenas por piano e voz e lembra bastante a típica canção noir de um piano bar.

From The Cliffs é até o momento a minha escolha pra melhor disco do ano. Superou inclusive o último dos Flaming Lips e do Camera Obscura. Ultimamente é o único que tenho ouvido diariamente sem pular nenhuma música e tendo que voltar várias vezes algumas delas pra ouvir novamente. Quem sabe eles não venham logo para o Brasil (tendo um guitarrista brazuca). Esse quarteto conseguiu com esse disco atingir uma profundidade musical muito grande mantendo uma linha pop que mescla vários elementos, mistura cordas, metais, orgãos criando musicas grudentas e viciantes. Desde os Super Furry Animals não surgia uma banda como essa. Pontencial eles tem de sobra, espero apenas que eles fujam do "hype".

Download: Guillemots - From The Cliffs (2006)

1 Comments:

Anonymous letícia said...

hmmmmm..
ainda nao baixei...
=/

ahuehiahuheua


baixaaando

\o/


:*

8:06 PM  

Post a Comment

<< Home