Tuesday, May 09, 2006

Modest Mouse - The Moon And Antarctica

Free Image Hosting at www.ImageShack.us

De tempos em tempos acaba surgindo no rock aquele álbum "revolucionário" que faz todo mundo parar, ouvir, apreciar, e ficar boquiaberto após o seu final com aquela pergunta "como que esses caras fizeram uma porra dessas e de que jeito eles vão fazer algo melhor algum santo dia?". Pra dar exemplos recentes e não acabar por blasfemando alguns clássicos, temos entre alguns desses álbuns Slanted And Enchanted do Pavement, OK Computer do Radiohead, In The Aeroplane Over The Sea do Neutral Milk Hotel entre outros. E um que apareceu precisamente em 2000 foi o mágico The Moon And Antarctica, do trio Modest Mouse.

O Modest Mouse é mais uma das inúmeras bandas a saírem de Seattle. Isso mesmo, casa do Nirvana, Alice In Chains, Built To Spill, Death Cab For Cutie, The Shins, pra não citar outros. Formada em 1992 por Isaac Brock (quando este ainda tinha 19 anos) o primeiro cd só saiu em 1996 e desde então a banda só tem evoluído até recentemente atingir o sucesso no mainstream com o album Good News For People Who Loves Bad News de 2004. A galera aficcionada pelo seriado The O.C. deve conhecer bem a música "Float On" que é de autoria dos caras.

Agora falemos do álbum em questão. "The Moon And Antarctica" é um daqueles discos temáticos, que seguem um conceito e onde todas as músicas giram em torno de tal. O próprio título já meio que fala o tema abordado, questões tanto da vida humana na terra, usando um lugar inóspito e cheio de perguntas: a Antártica, quanto outras envolvendo o universo e os corpos estelares. Cada música aborda de alguma forma dúvidas e crendices em relação às teorias que regem o universo, os corpos celestes, nossa vida na terra, a criação. Enfim, as letras de Brock conseguem abranger toda uma gama de tópicos existencialistas e metafísicos que costumamos estabelecer.

E o brilhantismo desse disco não para aí. Musicalmente, a banda aqui atinge sua melhor forma, e a voz gritante de Brock se mescla a vários efeitos vocálicos. Instrumentalmente os arranjos abusam em violinos, cellos, banjos, teclados, percussões, e algumas músicas inclusive usam de 4 ou 5 riffs diferentes de guitarra, o que as deixam muito densas e extremamente difíceis de serem reproduzidas fielmente ao vivo, algumas inclusive impossíveis de serem tocadas em shows.

É díficil escolher quais são as melhores músicas desse cd, mas alguns destaques podem ser citados: 3rd Planet, música de abertura; Perfect Disguise, que possui um acompanhamento de banjo perfeito; The Stars Are Projectors, linda canção com uma sequência final de violinos e percussão maravilhosa; Paper Thin Walls, que possui um riff animadinho e foi um dos singles do disco.

"The Moon And Antarctica" é o disco definitivo do Modest Mouse, onde a banda estabeleceu sua identidade de uma vez por todas e se firmou entre as mais respeitadas da cena alternativa do rock. Muitíssimo recomendado mesmo.

Download: Modest Mouse - The Moon & Antarctica (2000)

4 Comments:

Blogger mark said...

nossa eu tobaixando esse cd pelo que vc falou pq eu não tava dando a minima para essa banda
mais vc falou de uma forma que me fez baixar
vamos ver se é bom mesmo o/

9:14 PM  
Anonymous Pedro said...

Contigo escrevendo desse jeito, queres que eu poste aqui de vez em quando como?

Eu ainda tenho vergonha na cara..
AEIAHIOEAHe

9:37 PM  
Anonymous letíciaaaaaaa said...

aaaaaaaaaaaaaah
eu ouvi uma!!!
vou baixar agora o cd!
:D


valeu
:D


:*

6:22 PM  
Anonymous Felipe Thai said...

O link está off-line. =/

6:17 AM  

Post a Comment

<< Home