Thursday, July 13, 2006

Dia Mundial Do Rock

É realmente uma felicidade ter nascido no dia mundial do rock'roll. Felicitado como estou por completar 19 aninhos neste dia 13 de julho de 2006 não poderia deixar de postar algumas palavrinhas sobre meu estilo musical favorito que também representa toda uma universalidade musical que nenhum outro estilo conseguiu atingir. E usando minha ignorância e pouco conhecimento vou tentar sintetizar de alguma forma uma breve história do roquenrou por aqui.

As origens do rock remetem à ritmos tipicamente norte-americanos. O Blues, a música Country e o Rythmn & Blues são os gêneros mais notáveis dentre aqueles que se fundiram apara o nascimento do novo estilo. Quanto ao primeiro autêntico disco de rock'n roll, se desprendem milhares de debates mas nunca se chega a um consenso. A revista Rolling Stone considera o single That's All Right (Mama) de Elvis Presley lançado em 1954 como o primeiro disco do gênero. Na mesma década, vários artistas que recriavam os mesmos elementos do aclamado Rei do Rock emergiram como ídolos de uma geração aficcionada de jovens. Little Richard, Jerry Lee Lewis, Buddy Holly, Johnny Cash entre outros. Este último, inclusive, levou o rock a uma linha mais intimista e melancólica, com ecos da música gospel e country. O que viria a inspirar muitos artistas como Bob Dylan na década de 60 com o chamado Folk Rock.

Ainda nos anos 60, o Rockabilly norte-americano iria aportar na inglaterra originando o britrock, levado à glória pelas mãos dos quatro rapazes de Liverpool, os Beatles. A incrível capacidade de escrever músicas universais o quanto podiam de Paul McCartney e John Lennon levaram o mundo inteiro a vivenciar a Beatlemania. Outras bandas seguiriam essa linha, como The Who, The Kinks e os Rolling Stones. Na américa do norte a surf music dos Beach Boys era a última moda no rock. Um pouco mais tarde, na mesma década, com as drogas metidas em meio ao roque, surge o rock psicodélico. O Beatles também foram um dos grandes nomes desse gênero, e novas bandas como The Jimmy Hendrix Experience, Pink Floyd, The Doors e Os Mutantes aqui no Brasil traziam força ao movimento. Outro subgênero que merece ser citado é o blues rock de bandas como Yardbirds e Cream.

Na década de 70, o hard rock está em alta com Led Zeppelin, Black Sabbath e AC/DC como carros chefes. O punk rock também começa a dar as caras com o MC5 para depois surgir com tudo nos EUA (Ramones) e na Inglaterra (Sex Pistols) como não só uma forma de fazer música sem frescuras, mas também como um movimento de atitude. O Heavy-Metal nasce das mãos de bandas como Iron Maiden e Helloween.

Os anos 80 trazem o pop refinado do U2, surge a new wave misturando elementos eletrônicos ao rock com bandas como New Order e Depeche Mode. O Pós-Punk de Joy Division, Echo & The Bunnymen, Talking Heads, The smiths surge com batidas mais obscuras e novos elementos experimentais. O glam-rock também tem seu auge nos anos 80, com o sucesso de bandas como Kiss e Guns N'Roses. Já para o final dos anos 80, o rock alternativo começa a dar seus primeiros passos com bandas como Dinosaur Jr., Pixies, Mudhoney e Sonic Youth.

Nos anos 90 então vê-se a explosão da cena alternativa. Especialmente do grunge que sai de Seattle representado por inúmeras bandas. Nirvana, Pearl Jam, Alice In Chains, Soundgarden iniciam outro movimento não só musical, mas tambem de atitude. Na Inglaterra surgem os "shoegazers", roqueiros barulhentos que tocam olhando para os pés o tempo todo (daí o nome do gênero), representados em especial por My Bloody Valentine e Jesus And Mary Chain. O experimentalismo volta a ganhar espaço com bandas como Super Furry Animals e Flaming Lips, e o Radiohead talvez represente o principal nome do rock na década pela inovadora capacidade de Thom Yorke como compositor. O britrock volta a ganhar espaço com Stone Roses, Oasis, Blur, The Verve e Supergrass dominando a cena britânica.

Já agora na década que vivemos o Radiohead continua a inovar. O rock independente ganha muito espaço devido a era da internet e da troca de músicas rápida via web. Bandas como Wilco, Modest Mouse, Death Cab For Cutie, Spoon, Camera Obscura são alguns dos principais nomes do chamado "indie". No mainstream, uma mistura de punk, rock dos anos 60 e arte traz uma leva de novas bandas ditas como "salvadoras do rock": Strokes, The Rapture, Libertines, Franz Ferdinand são alguns dos nomes mais importantes do chamado "art-rock".

E assim caminha o estilo mais abrangente de todos, que pode servir como uma forma de evasão, protesto, confissão e pode embalar desde os momentos mais tristes aos momentos mais felizes das nossas vidas. O Rock'n Roll, ainda, não acabou.

Download: O Melhor Do Rock segundo El Beatle Mexicano (.rar)

Tracklist:

1. Elvis Presley - Jailhouse Rock (2:37)
2. Johnny Cash - I Walk The Line (2:38)
3. The Beatles - Eight Days A Week (2:45)
4. Bob Dylan - All Along The Watchtower (2:33)
5. The Beach Boys - Sloop John B (2:59)
6. The Rolling Stones - Wild Horses (5:43)
7. Led Zeppelin - Rock and Roll (3:40)
8. Pink Floyd - Time (7:05)
9. Mutantes - A Minha Menina (4:40)
10. The Who - Baba O'Riley (5:01)
11. U2 - Sunday Bloody Sunday (4:40)
12. Talking Heads - Heaven (4:00)
13. Joy Division - Love Will Tear Us Apart (3:27)
14. The Smiths - How Soon Is Now? (6:46)
15. Pixies - Monkey Gone to Heaven (2:55)
16. Sonic Youth - Dirty Boots (5:29)
17. My Bloody Valentine - Only Shallow (4:17)
18. Pearl Jam - Daughter (3:55)
19. Supergrass - Sun Hits The Sky (4:55)
20. Super Furry Animals - The International Language Of Screaming (2:14)
21. Radiohead - The National Anthem (5:51)
22. Wilco - Poor Places (5:18)
23. The Strokes - Last Night (3:15)
24. Franz Ferdinand - Darts of Pleasure (3:01)

9 Comments:

Blogger LostGirrrrl_ said...

muahahaha!

Adorei!
E meus parabens senhor marcelo rock'n roll!

\o/
Go Franz Go!

:*
e VIva o folks que rola no meu winamp

5:59 PM  
Blogger Livio said...

bacana a seleção.
bem polêmica pós-80 (no Oasis? no Nirvana? SFA?).

pô agora queria fazer uma lista também =/

keep rockin'

6:02 PM  
Blogger mark said...

fantástico
adorei o set list.
porem penso em algo

acho que a explosão do indie rock hj em dia é tudo graças a os strokes inicialmente como grito de last night




abraço =)

9:42 PM  
Anonymous Gothic-Indie said...

Eu tava procurando a versão acústica de Forty Feet do Franz e o honorável Google me trouxe ao seu blog. Aí eu fui lendo os posts, 20 lições de como ser indie (me encaixei em 15 ¬¬), cds relacionados legais (eu só não to ouvindo o do Talking Heads), Guillemots, Guillemots, Guillemots, mas entaum, NAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAUM!!!!!!
Vc postou o EP d We're Here!!! E pelas minhas contas ele acabou d expirar!!!!!
AAAAAHHHHHHHH!!!
Por favor, se possível faça upload dele d novo, eu não sei d nenhum outro lugar onde eu posso achar esse EP, e eu to viciado em Guillemots.
Flw...

5:53 AM  
Blogger mark said...

atualizei o superbandss.

9:42 AM  
Anonymous gothic-indie said...

Eu ainda não desisti do EP de We're Here e estou visitando seu blog todo dia!!! \o/

2:39 PM  
Blogger VirtualRockStar said...

Olá visite o meu blog também...
http://virtualrockstar.blogspot.com/

1:41 PM  
Anonymous Gothic-Indie said...

Aqui, eu fiz upload de duas b-sides do single de "Made Up Love Song #43" pra outro blog. Você já deve ter, mas aproveitando que eu estou em vigília pelo EP de "We're Here" eu vou deixá-las aqui.

2. Woody Brown River
http://rapidshare.de/files/27222439/02_-_Guillemots_-_Woody_Brown_River.mp3.html
3. The Dormouse & The Meerkat
http://rapidshare.de/files/27221398/03_-_Guillemots_-_The_Dormouse___The_Meerkat.mp3.html

Flw...

9:28 AM  
Anonymous gothic-indie said...

Acho que você nunca mais vai aparecer, mas enfim, eu consegui quase todas as músicas do EP de We're Here, só falta "I've got A Problem" e "Monotonia" que eu não acho em lugar nenhum.
Por favor!!!!! Se um dia você aparecer de novo faz upload dessas duas!!!!!

Continuo em vigília.
Já até acendi uma vela em cima do monitor.

¬¬

Flw...

9:03 AM  

Post a Comment

<< Home