Thursday, July 13, 2006

Syd Barrett

Image Hosted by ImageShack.us

A recente morte de um dos fundadores do Pink Floyd trará à tona novas discussões sobre seu abuso com as drogas, o mistério envolvendo sua abstinência da música e enfim, sobre a lenda que ele foi durante o nascimento do rock psicodélico. Mas uma coisa é indiscutível, mesmo sua loucura não tira o talento de sua contribuição, mesmo que curta, ao rock.

Durante a gravação de The Piper At The Gates Of Dawn, Barrett emergiu como o líder e principal compositor e cantor nas músicas do Pink Floyd. Canções como "Astronomy Domine", "Interstellar Overdrive" e "Lucifer Sam" ajudaram a definir o conceito da psicodelia britânica.

Ao final de 1967, Barrett já não apresentava condições de acompanhar a banda nas turnês, o que levou os demais integrantes a contratarem David Gilmour para assumir seu posto, enquanto ele ficaria encarregado apenas das composições. O que não acabou dando muito certo, já que em 1968 aconteceu a separação definitiva. Sua última contribuição foi a composição de "Jugband Blues", música que fecha o segundo disco do Floyd: A Saucerful Of Secrets.

Depois disso, Barrett se aventurou numa carreira solo com a ajuda de Waters e Gilmour. Em The Medcap Laughs têm-se apenas o pirado compositor com sua guitarra em músicas mais intimas e confessionais. Barrett é mais bem produzido e dotado de flertes psicodélicos. Ambos foram lançados em 1970 e são os últimos registros de seu nome envolvidos à música.

Syd Barrett faleceu com 60 anos na última semana e será sempre lembrado como uma figura conflituada mas inspiradora para vários artistas, mesmo tendo tido envolvimento com o rock'n roll por tão curto tempo.

Download: O Melhor de Syd Barrett (.rar)

Tracklist:

1. Astronomy Domine
2. Jugband Blues
3. See Emily Play
4. Baby Lemonade
5. Interstellar Overdrive
6. Lucifer Sam
7. No Good Trying
8. Terrapin
9. Bike
10. Vegetable Man

0 Comments:

Post a Comment

<< Home