Sunday, August 20, 2006

Don't Worry Baby!

"I'm picking up good vibrations, she's giving me excitations."

Ouvindo: Smile de Brian Wilson (2004)

Free Image Hosting at www.ImageShack.us

Ingresso na mão, porra! Estarei em São Paulo se Deus quiser no dia 16 de setembro para assistir dois dos melhores shows da atualidade. O badass Eddie Argos e seu carisma temperado com o mais puro sarcasmo inglês vem ao palco com sua banda, o Art Brut, que talvez façam o show mais energético e hilário do mundo. E mais tarde, Alex Kapranos e sua turma botam pra quebrar no que se espera ser uma apresentação memorável na segunda passagem do Franz Ferdinand pelo Brasil. Para aquecer, alguns vídeos que me deixaram com água na boca.





Free Image Hosting at www.ImageShack.us

Durante toda a última semana, a revista virtual mais odiada e mais lida pelos indies de plantão, Pitchfork, publicou uma lista especial com as 200 Melhores Músicas dos anos 60. Não sendo um bom conhecedor da música de tal década resolvi absorver o máximo possível das indicações. Acabei conhecendo várias coisas boas, algumas bandas pelas quais inclusive acabei me apaixonando. Um exemplo é o pop psicodélico do The Zombies. Formada em 1961 na Inglaterra por Rod Argent, a banda teve uma curta história e se dissolveu em 1967, pouco depois do lançamento daquele que seria considerado um dos melhores discos da década. Odessay And Oracle é uma das sementes da psicodelia pop, principalmente do gênero twee, e é influência para muitas bandas da atualidade como The Shins, Of Montreal, Belle & Sebastian. Com pianos, melodias ensolaradas e letras psicodélicas, é um disco essencial para qualquer amante do rock sessentista.

mp3: Care Of Cell 44


Free Image Hosting at www.ImageShack.us

O Pet Sounds do Beach Boys não sai do meu winamp/mp3 player ultimamente. E, como muitos outros discos fodas, cada vez que o escuto descubro um detalhe diferente. O gênio/louco/esquizofrênico Brian Wilson conseguiu com essa sua obra prima definitiva colocar a música pop muitos anos a frente do seu tempo e até hoje o disco parece atual. Doce, psicodélico, simples, ambicioso, melódico, complexo. Tão condraditório em seus detalhes que ainda consegue soar universal, onipresente. É um disco maravilhoso e não por menos influencia tanta gente até hoje. E Brian Wilson, não contente, se internou após o lançamento de tal disco para tentar atingir a perfeição com o projeto Smile, que acabou se tornando uma lenda até seu lançamento como um projeto solo em 2004. Seguindo a linha do single "Good Vibrations" de 1966, uma "sinfonia de bolso" dotada de efeitos do tipo tape loops e instrumentação apurada, ele queria ambiciosamente mesclar efeitos e arranjos que formariam a base para as canções principais do disco. A idéia pareceu muito estranha para os outros integrantes, o que gerou sérios atritos entre os membros da banda com Brian Wilson. Problemas com a gravadora também prejudicaram o seu lançamento. Ouvindo a conclusão do álbum feita por Brian Wilson a gente vê a profundidade daquilo que ele queria atingir. Um disco perfeito, dotado de detalhes e de inestimável valor para a música. Mais uma vez provando a genialidade de um esquizofrênico, maluco, depressivo, drogado como compositor.

mp3: God Only Knows
mp3: Good Vibrations
mp3: Roll Plymouth Rock


5 Comments:

Anonymous letícia said...

yeeeeeeeeeeeeah!
vamos ficar lá na grade.
tirar foto e filmar uns pedaços do show pra desponibilizar na net.
aaaaaaaaaah muleque!
ashuidahsiuhdiusahoiudsahudhu

eu nem acredito que isso é verdade.
acho que vou morrer do coração
*-*

8:06 PM  
Blogger Doninha Enfurecida said...

tenha o dom de assistir esses show fodas! \o/

heauaehuahea

abraço!!

8:29 AM  
Blogger Livio said...

ah, mas o do rio vai ser muito mais foda. tipo, muito mesmo.


pitchfork é uma mal necessário.

brian wilson é o cara. pode ser surtado e tal, mas é o cara.
me chicoteio diariamente por não ter visto o show de 2004.

10:09 AM  
Blogger elisa said...

Pô, quero muuuuuuuuito ver Art Brut também! COISA MAIS LINDA, VÉI!

11:14 PM  
Anonymous Alessandro said...

ow, blz??
achei o link do seu blog qdo tava procurando links do death cab pra baixar... tô meio atrasado, e daí nem todos os disponibilizados no seu blog tão funcionando ainda!
queria ver se podia me passar uns links por email!
é allllessandro@yahoo.com.br
desde já agradeço!!
abraço

6:54 AM  

Post a Comment

<< Home